DISCIPLINA PPGCTS 2019
1ª Parte
Dia 20/03/2019 – Aula expositiva.Sociedade de massas, sociedade do conhecimento: apresentação geral – objetivos da disciplina. Relação entre sociedade de massa e de conhecimento Autores: Peter Haberle, Konrad Hesse, Dimitri Dimoulis, Roberto Lyra, José Miguel Medina, José Afonso da Silva
Dia 27/03/2019 – Aula expositiva, seminários em grupo e debates. Educação de qualidade, pública, crítica e emancipatória. Autores: Peter Haberle, Konrad Hesse, Dimitri Dimoulis, Roberto Lyra, José Miguel Medina, José Afonso da Silva.
Dia 03/04/2019 – Aula expositiva, produção de textos em sala. Conceitos de Percepção Pública da Ciência e Comunicação Pública da Ciência. Autores: Carlos Vogt, Bruce V. Lewenstein, Dominique Brossard e Renato Dagnino.
Dia 10/04/2019 – Aula expositiva, exercícios em grupos, dinâmicas. Manuais e regras aplicáveis à produção de textos jornalísticos. Compreensão de gêneros textuais. Autores: Carlos Alberto Faraco, Cristovão Tezza e Marshall Mcluhan.
Dia 17/04/2019 – Aula expositiva, seminários em grupo, dinâmicas, atividades em sala e debates. Difusão do Conhecimento: Técnicas de Jornalismo Científico e Divulgação Científica. Autores: Nilson Lage, Wilson Costa Bueno, Raquel Recuero.
Dia 01/05/2019 – Aula expositiva, seminários em grupo e debates. Direito e internet no século XXI: a comunicação na CF/88. Autores: Patrícia Pinheiro; Costa.
Dia 08/05/2019 – Aula expositiva. Cidadãos inteligentes no século XXI. Autores: Vito Albino e Umberto Berardi, Axel Honnet, Marques Awad e Juliana Di Cesare e Carlos Leite.
Dia 15/05/2019 – Aula expositiva, seminários em grupo e debates. Leitura e produção de crônicas: escritos. Autor: Sergio Vilas Boas
Dia 22/05/2019 – Aula expositiva, seminários em grupo. Leitura e produção de resumos e ensaios de caráter científico. Autores: Jonh Bark, Mateus Passos, Eliane Brum, Reinaldo José e Herton Escobar
Dia 29/05/2019 – Aula expositiva, seminários em grupo e debates. Comunicação Ativa: Vídeos jornalísticos como instrumentos de aproximação com a sociedade. Autor: Henry Jenkins
Dia 05/06/2019 – Aula expositiva, exercícios em grupo e seminários. O discurso da popularização científica: reflexões sobre as vozes no contexto midiático. Autores: Michel Pêcheux; Mikhail Bakhtin; Pierre Lévy; Manuel Castells
2ª Parte
Dia 12/06/2019 – Aula expositiva, seminários em grupo e debates. Organização de encontros para entrega dos textos produzidos pelos envolvidos, internamente como critério de avaliação e externamente, buscando-se contatos nos vários veículos de comunicação jornalísticos, impressa ou digital
Dia 19/06/2019 – Aula expositiva, seminários em grupo e debates. Organização e arquivamento dos textos publicados, como aferição final do processo de ensino e aprendizagem e avaliação (trabalho remoto – monitoria).
*******************************************************************************************************************
CURSO DE EXTENSÃO 2018
Sociedade de massas, sociedade do conhecimento | 08/10/18 |
Educação de qualidade, pública, crítica e emancipatória | 09/10/18 |
Manuais e regras aplicáveis à produção de textos jornalísticos | 15/10/18 16/10/18 |
Compreensão das principais diferenças entre as linguagens inerentes a cada mídia impressa e digital | 22/10/18 23/10/18 |
Diferenciar técnicas e temáticas entre os suportes físicos ou digitais: blogs, formais impressos, sites e plataformas digitais de comunicações e difusões do conhecimento | 29/10/18
30/10/18 |
Direito e internet no século XXI: a comunicação na CF/88 | 05/11/18 |
Cidadãos inteligentes no século XXI | 06//11/18 |
Leitura e produção de crônicas: escritos | 12/11/18
13/11/18 |
Leitura e produção de resumos e ensaios de caráter científico | 19/11/18
20/11/18 |
Leitura e produção de artigos científicos, em formato jornalístico, a fim de serem publicados em jornais impressos e publicados em mídia oficial e regular | 26/11/18
27/11/18 |
Reflexões sobre os vínculos entre comunicação, difusão externa e popularização do conhecimento | 03/12/18 04/12/18 |
Organização de encontros para entrega dos textos ´produzidos pelos envolvidos, internamente como critério de avaliação e externamente, buscando-se contatos nos vários veículos de comunicação jornalísticos, impressa ou digital | 10/12/18
11/12/18 |
Organização e arquivamento dos textos publicados, como aferição final do processo de ensino e aprendizagem e avaliação (trabalho remoto – monitoria) | 08/out a 21/dez |